Uma visão a respeito de inclusão - Por Vanuza Kelly

Imagem Disponível em: www.incluaacao.blogspot.com

A sociedade contemporânea, constantemente exibe jargões que se tornam marca de determinado período. Atualmente a palavra inclusão vem sendo utilizada com bastante frequência, existe inclusão para tudo e para todos: Inclusão Social, Inclusão Digital, Inclusão Comercial, Inclusão Educacional.

O que devemos questionar é que tipo de trabalho existe em prol do uso desta palavra: “Incluir”, porque não basta introduzir o ser que se encontra à margem, sem haver um preparo para fazer com que este ser se sinta incluso, ou seja, se sinta integrado ao meio, se sinta parte do meio. Sem este preparo é como pegar óleo e colocar em um copo com água, poderão estar em um mesmo copo, mas jamais se juntarão.

Deve se pensar no processo como um todo, incluir e fazer com que o outro se sinta parte deste processo, sem “pré-conceitos” de ambas as partes, para tanto, sem profissionais capacitados, com formação adequada, o processo é inútil, sendo apenas uma fachada mal pintada onde não há incluso e nem vontade de ser incluído, dois universos diferentes em um mesmo mundo.

Inclusão depende de dois fatores básicos:

  • Recursos físicos e humanos para que o faça;

Esses dois fatores são primordiais e só com a articulação dos dois é que o processo de inclusão terá sucesso.