PLANO DE TRABALHO

1. DADOS CADASTRAIS:

ENTIDADE: associação Fraterna Amigos da Paz

CIDADE: Janaúba

UF: MG

TEL.: 38-91541381

SITE: www.vanuzakelly.jimdo.com


2. DESCRIÇÕES DO PROJETO:

TÍTULO: Auto-estima de ouro: Um resgate do ser mais

PREVISÃO INÍCIO: 11/06/2010


3. IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO OU OBJETIVO A SER EXECUTADO:

APRESENTAÇÃO: A integração social do ser depende muito do reconhecimento do seu valor diante da sociedade. A proposta da educação tem sido, dentre outras, formar cidadãos críticos e que façam a diferença diante da sociedade em que estão inseridos. A valorização da autoestima e o reconhecimento dos seus valores e deveres são princípios fundamentais para uma boa formação e fortalecimento da inclusão social do SER HUMANO, contribuindo assim para a construção de uma sociedade livre e justa para com todos.

Platão afirmava que a boa educação¹  "consistia em dar ao corpo e à alma toda a beleza e perfeição de que são capazes". Pestalozzi, baseando-se em Rousseau, diz que a educação deve ser orgânica, intelectual e moral, ou em outras palavras, o desenvolvimento "da cabeça, do coração e do corpo". JUSTIFICATIVA: “A educação problematizadora, que não é fixismo reacionário, é futuridade revolucionária. Daí que seja profética e, como tal, esperançosa. Daí que corresponde à condição dos homens como seres históricos e à sua historicidade. Daí que se identifica com eles como seres mais além de si mesmos – como ‘projetos’ -, como seres que caminham para frente, que olham para frente; como seres a quem o imobilismo ameaça de morte; para quem o olhar para trás não deve ser uma forma nostálgica de querer voltar, mas um modo de melhor conhecer o que está sendo, para melhor construir o futuro. Daí que se identifique com o movimento permanente em que se acham inscritos os homens, como seres que se sabem inconclusos; movimento que é histórico e que tem o seu ponto de partida, o seu sujeito, o seu objetivo.” (FREIRE,2002, P.73) Tendo em vista a carência moral, intelectual e orgânica existente no bairro São Lucas, e a crescente necessidade de se desenvolver um trabalho de Assistência Social que englobasse todos os aspectos necessários para o desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens daquela comunidade e que também assistisse de maneira organizada pais e mães, A Sociedade Espírita Allan Kardec por meio do coordenador do Departamento de Assistência Social desta instituição que já desenvolvelve trabalhos de distribuição de sopa, cesta básica e também roupas à esta comunidade, resolveu expadir os trabalhos para que conseguissemos formar cidadãos autonomos e colaboraborativos, sendo assim, decidiu-se que seria mais conveniente a instauração de um polo de educação espírita, onde haverá evangelização infantil e Juventude. O projeto “Auto-estima de ouro: Um resgate do ser mais”, tem como medida a conscientização de cada pessoa envolvida, do seu valor diante da sociedade, buscando com isso a melhora de vida parcialmente falando, e no interesse pelo seu progresso, mostrando que a responsabilidade de viver bem é de cada um. Valorizando e respeitando o próximo, reconhecendo seus direitos e deveres. Paulo Freire (2002, p. 78) vem nos dizer que: “Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar.” Reforçando o papel da educação espírita nesta formação transformadora. A educação pode ser aprendida, desenvolvida, aprimorada e praticada sem sufocar por excesso de autoridade ou tornar os jovens inseguros pela ausência de limites. A autocompreensão e a compreensão do outro ajuda no dia-a-dia e nos torna mais felizes, mais humanos!

OBJETIVOS:

  • Objetivo Geral: Orientar e conscientizar a comunidade X a respeito de suas potencialidades, com o intuito de prevenir a propagação e o crescimento da violência, e prepará-los para o exercício da cidadania e a conquista da liberdade responsável. 
  • Objetivos específicos: • Refletir a respeito dos hábitos de vida, reconhecendo a importância de cada um de nós diante da sociedade, diante de Deus; • Afirmação de sua própria história; • Ensinar e dar a pais e mães, jovens e crianças noções de higiene e reeducá-los a respeito da vida, da sustentabilidade, do amor ao próximo. • Estabelecer valores possibilitando a formação de um ser consciente da responsabilidade que tem perante a construção de sua felicidade.

_____________________________________________________________________Do ¹ Do latim educĕre (Pronuncia-se [edúcere]), de e(x), "para fora" e ducĕre (Pronuncia-se [dúcere]), "conduzir", da mesma ori­gem de educador. Neste caso, podemos dizer que os pais são os primeiros educadores do filho encarnado. A principal finalidade de educar é desenvolver as capa­cidades das pessoas em situação de aprendizagem como elemento de auto-realização e, não, "transmitir" conhecimentos. Disponível em: www.sociedadeespiritaallankardec.jimdo.com